sexta-feira, 17 de julho de 2009

O passado justifica o presente, que prepara para o futuro

Cidadania, Ética, Moral, Senso Crítico... Essas palavras não podem se tornar jargões, ou muito menos 'palavras da moda'. Seu significado é importante demais para se deixá-las cair no vazio... O que pretendo refletir com o leitor é sobre algumas formas de desenvolver, trabalhar esses conceitos com o aluno. Todas as disciplinas que compõem o Currículo do Ensino Fundamental podem e devem sempre inserir esses conceitos no seu dia-a-dia. Porém, a disciplina de História, comumente trabalhada com a Geografia, é a principal responsável. Justifico a afirmação partindo do princípio que somente um indivíduo conhecedor da Evolução Histórica e Geográfica do Mundo, pode exercer verdadeiramente o Senso Crítico; compreendendo as Relações Humanas entre as diversas sociedades e culturas, ele compreenderá a importância e a dignidade da Ética, a qual reflete o respeito por si e pelo seu próximo. Compreenderá também que a Moral 'regula', organiza (sem escravizar) a livre convivência em sociedade, mas que é variável de cultura para cultura, de geração para geração. A Cidadania reflete claramente o exercício dos direitos e dos deveres de cada cidadão, além do profundo respeito e amor por seu bairro, sua cidade, região, país... É a compreensão do respeito e da conservação dos bens públicos, é o cumprimento das leis - por reconhecimento de sua necessidade, não pela simples obediência cega... Mas o cidadão deverá conhecer profundamente a História desse seu país, região, cidade, bairro, para que valorize, defenda, por conscientização. Para ilustrar, penso que não devemos esperar que a criança se torne um adulto que destrói Orelhões, ou que pixa Monumentos - nós educadores, cidadãos, temos o dever de educá-los desde cedo, mas não reprimindo e sim conscientizando do respeito pelos bens públicos. Além disso, é fundamental o conhecimento prévio da História para o entendimento da política, economia e relações sociais em geral que hoje podem ser observadas e aí sim, com todo um embasamento cultural, criticadas, discutidas. Não se critica aquilo que não se tem conhecimento... além de demonstrar futilidade, é completamente anti-ético! Em sala de aula, a maneira de envolver os alunos na busca do conhecimento, e no exercício da ética entre eles mesmos é, além do incentivo à Pesquisa em grupos ou em duplas, a compreensão efetiva de que ser cidadão é nosso direito e nosso dever, em busca de uma sociedade mais justa. A possibilidade da troca de idéias deve ser treinada para ser apreendida. A exposição desses trabalhos é um grande incentivo aos alunos e não deve ser esquecida, principalmente se visitada pela família. Aliás, o fato da ausência de retorno positivo por parte do professor é bastante desestimulante, além de extremamente incoerente para alguém que se propõe a valorizar a Ética...

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