sexta-feira, 17 de julho de 2009

Educação em conflito

Há muitos anos que as escolas estão se preocupando com os conteúdos e com a escolha das metodologias mais adequadas para que seus alunos atinjam os melhores níveis de aprendizagem. Obtém-se assim, escolas Informativas, aquelas que dão ênfase à informação e não Formativas, com ênfase à formação geral do indivíduo. Analisando a sociedade, notamos uma inversão de valores, como o desrespeito ao ser humano, valorização do 'Ter' e não do 'Ser', insensibilidade, individualismo, corrupções em todos os níveis, e muito mais. A escola é uma das instituições da sociedade e, como tal, também tem a responsabilidade de auxiliar na formação dos jovens, especialmente se houver a possibilidade de um trabalho em conjunto com as famílias. Qual seria então, o ponto de partida? A meu ver, definir o papel do cidadão que a escola deseja formar. Esta preocupação deve envolver todo o corpo docente: não só os professores, como também os coordenadores e diretores. Afinal, se um dos objetivos da escola for combater o individualismo dos alunos, isto deve dar o exemplo de um trabalho em conjunto. Em tempos de globalização, qualidade total, Internet etc, precisamos de cidadãos que interajam consigo mesmo, com o outro e com o mundo, de forma harmoniosa e, acima de tudo, com respeito. Valores éticos e morais não podem ser impostos e, portanto, não necessitam de uma disciplina específica: 'toda hora é hora !' Afinal, todos aprendemos muito mais através de exemplos do que de palavras. Se quisermos alunos gentis, nós, educadores, precisaremos ser gentis, se quisermos que nossos alunos respeitem regras da escola e da sociedade, nós precisaremos respeitá-las primeiro, porque somos 'modelos'. Da mesma forma, é importante que o educador, desde as séries iniciais, enfatize os cuidados e respeito, do aluno com seu próprio corpo e, assim, consequentemente, estará cuidando de sua mente. À medida em que o aluno cria essa consciência, passa a respeitar o corpo/mente do outro. A escola é uma das primeiras sociedades que a criança tem contato, e é nessa escola que ela deve Ter a oportunidade de conhecer a igualdade, o respeito ao ser humano, a valorização do 'ser' e não do 'Ter', a sensibilidade, a dignidade e muito mais. Cabe ao educador utilizar o maior recurso de que dispõe: a Paixão de educar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário