sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cidadania

Cidadania... o quê, de fato, significa? Bem, Cidadão é todo indivíduo que habita e desfruta dos direitos políticos e civis de uma Cidade – então, Cidadania é a qualidade de ser Cidadão! Destaco que, para ser um Cidadão, não é necessário ter nascido em determinada Cidade. É Cidadã toda pessoa que vive e desfruta de uma Cidade.
Bem, uma vez que somos todos Cidadãos e desfrutamos desta aconchegante cidade, nada mais lógico do que colaborarmos para que ela seja cada vez melhor e mais confortável para todos. Assim como fazemos com nossas próprias casas e locais de trabalho. Há uma idéia generalizada de que a Cidade deve ser cuidada e mantida pelo Governo. Sim, concordo. Entretanto, há muito que podemos (e devemos) fazer para mantê-la agradável, independente do Governo – afinal, a Cidade onde moramos é como se fosse nossa residência “um pouco ampliada”.
Mas como e o quê podemos fazer?
Itu é uma Estância Turística que não precisa “inventar” pontos turísticos como fazem outras Cidades. Em todos os cantos da Cidade podemos vê-los! Apesar disso, é constante ouvirmos pessoas daqui mesmo dizendo que não há o que se fazer, nem onde ir, em Itu. Há uma grande parcela de nossa economia girando em torno do produto “Turismo” e os próprios Cidadãos não colaboram, ao menos para ajudarem a divulgar esse produto. Isto para não dizer que estes mesmos Cidadãos (nascidos ou não aqui) sequer conhecem as inúmeras opções de passeios que a Cidade possui. Pois bem, não é só isso. Se nossa Cidade recebe tanta gente “de fora” – brasileiros e estrangeiros – porque não ajudamos a cuidar dela?
Ser atencioso com um Turista ao dar uma informação, não jogar lixo nas ruas para que o Turista não se depare com uma Cidade suja, regar uma plantinha na porta do seu estabelecimento comercial... Denunciar pichações, depredações do patrimônio... Se formos a Cidades “ditas turísticas”, bem próximas a Itu, poderemos ver toda a população cuidando da Cidade, para que o Turista se sinta bem, seja bem atendido e volte muitas outras vezes! Em Itu, a maioria da população parece não gostar do Turista. Parece não se importar... Bem, agora talvez mudem um pouco, porque a Cidade está aparecendo nos mais variados meios de comunicação, com abrangência nacional.
Responsabilidades: todos somos responsáveis! As Escolas precisam se preocupar em educar de fato seus alunos, como Cidadãos Ituanos – e com muito orgulho! Mas não. O que mais vemos são estudos teóricos sobre a História da Cidade e pronto. É claro que é preciso conhecer profundamente nossa história, mas é também preciso explorar TUDO o que a Cidade oferece.
Vejam, se vierem muitos Turistas para Itu, todos saem ganhando. Desde os Postos de Gasolina, Farmácias, Lojinhas, Restaurantes... até, é claro, os Campings, Hotéis, Fazendas... Esse dinheiro do Turista vem de fora e fica aqui, com os Comerciantes.
Estes Comerciantes terão mais dinheiro para consumir roupas, alimentos, pagar Escolas, passear, etc, etc... É tão óbvio! Com isso, haverá principalmente mais Emprego! Até mesmo muitas Empresas poderão sentir-se atraídas para se instalarem aqui, gerando mais Empregos. Mais propriedades em Condomínios, Chácaras... mais empregos! Mais consumidores! Mais desenvolvimento!
Mas não são só as Escolas as responsáveis. Somos todos. Pais, Mães, Filhos, Donos de Estabelecimentos Comerciais...
Os “Grandes Empresários” poderiam unir-se a Associações apolíticas (Pró Tur, por exemplo) e, juntos, saberem como poderiam ajudar a Cidade, financeiramente, patrocinando Eventos, Outdoors, Placas Indicativas – sim, porque o Turista que vem sozinho a Itu corre o risco de se perder e de não achar nada... Estes Empresários, antes de mais nada, são Cidadãos Ituanos – nascidos ou não aqui. Portanto, têm todas as condições de ajudarem! Chega de ficarmos passivos, aguardando a iniciativa do Governo!
Estes mesmos Empresários – pequenos, médios ou grandes – poderiam começar a pensar em fazer parcerias com Escolas, para que pudessem patrocinar (ao menos em parte) o aperfeiçoamento de seus próprios funcionários. Sim, este é outro problema. O povo está sem dinheiro. Mesmo que uma pessoa tenha vontade de se especializar – por exemplo, para o atendimento ao Turista – não possui condições financeiras! E são valores normalmente insignificantes para os Empresários – além do que, o retorno é certo! Afinal, um grupo de Estrangeiros que visite a Cidade irá, com certeza, optar por locais que possam atende-los falando sua língua. Assim, ficarão mais tempo hospedados, comprarão mais coisas, irão passear muito mais e... deixar aqui os seus dólares! Pronto. O Empresário do ramo de Hotel, Restaurante, etc. já teve o retorno do investimento feito em seu funcionário.
Os meios de comunicação de Itu precisam também ajudar! Eles são também formadores de opinião. Além de divulgarem a Cidade e encabeçarem verdadeiras campanhas de Cidadania, podem valorizar um pouco mais os produtos “da terra” – por exemplo, criando espaços para que os excelentes profissionais que possuímos possam falar, possam divulgar seu trabalho. Sim, porque é comum ouvirmos pessoas dizendo, com orgulho, que procuraram serviços médicos, por exemplo, fora de Itu. Parece que só por serem de fora, os profissionais têm mais valor! Tem muita gente inteligente e capaz aqui mesmo! Há que se fazer um verdadeiro mutirão para elevar a auto-estima do Cidadão Ituano!
Este é o problema. Não há auto-estima. Vamos assumir que uma Cidade não é composta só de Governo mas, principalmente, de PESSOAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário