sexta-feira, 17 de julho de 2009

Criança ociosa é criança problema!

“Solte a criança que existe dentro de você!” Pronto, esta é a solução, principalmente durante as férias escolares! São inúmeros os comentários a respeito do que fazer com as crianças durante as férias. “Eles mexem em tudo, estão sempre reclamando e insatisfeitos, esgotam-se os passeios...”

Se nos permitirmos enxergar através de um outro olhar, daremos razão às crianças! Filmes, TV, vídeo game, parquinho, tudo cansa e não tem novidade nenhuma! A criança tem sede de conhecer, de aprender, de vivenciar! Os pais (ou a babá, os avós...) precisam aprender a se divertir com as crianças, aprender a pensar naquilo que satisfaz a elas e não a eles, adultos. Estou falando em sentar no chão e BRINCAR! Estou falando em partidas de dominó, jogos da memória, ludo, quebra-cabeça... Estou falando em ir ao Zoológico e parar para observar os menores detalhes sobre cada animal – as crianças têm um tempo diferente do nosso.

Já reparei em pais passeando com as crianças e que, em um minuto já viram tudo, fazendo com que a criança diga: “E agora? Já acabou? Aonde vamos?” e os pais: “Mas você não se contenta com nada mesmo...” Neste momento, muitas vezes tentam suprir essa ansiedade comprando objetos e brinquedos, sendo que não era isso que faltava... aliás, o excesso de consumismo pode começar exatamente por aí!

Quando pensamos em passeio, vamos pensar em explorar tudo aquilo que a criança sabe e gosta: faça perguntas sobre os detalhes do que estão vendo, OUÇA seu filho, deixe-o se expressar! Você irá descobrir um grande companheiro e ficará surpreso com seu conhecimento e poder de observação! Prolongue esses bons momentos vividos juntos! Observe e valorize a natureza! Dê-lhe o tempo necessário para sentir o vento, encontrar diferença entre os diferentes tipos de vegetação ao redor...

Na cozinha, enquanto prepara uma refeição ou um lanchinho, deixe-o participar, ajudar com aquilo que não oferece perigo. Uma dica: as crianças ficam maravilhadas com as mágicas que acontecem com os alimentos ao serem “transformados”! Um simples ovo cozido pode atrair sua atenção – experimente mostrar o ovo cru e observar a transformação depois de colocado em água fervente! Isso, para nós, é óbvio, mas para a criança que está descobrindo o mundo é novo, é fantástico! Sinta, com ele, os odores, sabores, texturas!

Quem ainda sabe pular corda? Que tal relembrar? E esconde-esconde no quintal? Imaginem a surpresa da criança ao ver seus próprios pais ou avós tentando se esconder e batendo cara? Andar de bicicleta junto com a criança, jogar bola e disputar, desafiar, comemorar os gols...

Fantasia: aqui, um capítulo à parte! Deixe-o experimentar suas roupas, seus sapatos e morra de rir dos resultados! Tire fotos! Brinque de faz-de-conta! Invente coreografias para as músicas que ele mais gosta! Verá o quanto isso irá entretê-lo e diverti-lo, já que estará saindo totalmente da rotina!

Livros infantis, filmes nas férias podem ser curtidos juntos! Leia, desafie. Pergunte como ele acha que irá terminar a história, pergunte, no final, o que aconteceria se a personagem se comportasse de outra forma... deixe a SUA criatividade solta!

Desenho, pintura, massinha de modelar, faça também! É uma excelente terapia relaxante, acredite!

Que tal quebrar a rotina? Andar de ônibus, metrô ou trem, passear a pé pelo centro da cidade, parar para tomar um lanche, tudo é novo! Aproveite isso!

Importante: não estou sugerindo que os pais transformem suas casas em escolas. Isso também pode ser uma gostosa brincadeira, mas só se for de brincadeira. O compromisso de “ensinar” é da escola. Seja você mesmo: papai, mamãe, babá, vovô e vovó! Dê asas à imaginação, participe da vida dessa criança linda e que cresce mais rápido do que imaginamos! Dê a você o direito de se divertir também! Faça isso pela criança! Assim, estará fazendo muito mais por você, adulto. Desse modo, tenho a certeza que todos sentirão muito quando as férias terminarem e não irão reclamar que a criança esteve “entediada”!

Por falar nisso, quem é bom aí em “pega-varetas”, em jogar “5 Marias” ou em “pular elástico”? E em fazer uma pipa ou um super avião de papel? Rsss...

Boas férias a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário