sexta-feira, 17 de julho de 2009

O drama da lição de casa

Para a grande maioria dos pais é um verdadeiro drama acompanhar seus filhos na época escolar – o que não deveria ser! Na verdade, o que ocorre é um desgaste desnecessário. Como exemplo, vou falar da “Tarefa de Casa”. A criança não quer fazer ou faz de má vontade; a mãe fica nervosa, castiga, ou ajuda a fazer a tarefa (quando não faz por ela). Tudo errado, favorecendo uma verdadeira “guerra” em casa que parece não ter fim - e a tendência, seguindo essa linha, é não ter fim mesmo. Se a criança não quer fazer sua tarefa, quando for cobrada pelo professor, certamente enfrentará alguma conseqüência negativa e os pais devem, depois de algumas tentativas em contrário, deixar que sofra essas conseqüências na Escola e que tenha também que responder por suas falhas em casa. Desse modo, os pais estarão ajudando seu filho a amadurecer com responsabilidade, assumindo e respondendo por seus atos. A criança precisa aprender desde cedo que as opções são muitas e as escolhas são feitas por cada um – optar por fazer ou não a lição de casa é uma delas. Quando a criança não consegue fazer a tarefa sozinha, os pais não devem ajudar, ensinar, pois estarão cumprindo um dever que não é deles. E o que é pior: reforçando o fato do aluno não prestar atenção na aula (“depois minha mãe ensina...”), ou a timidez de dizer ao professor que não entendeu. De qualquer forma, das duas maneiras é prejudicial para a criança, para seu desenvolvimento, posicionamento, etc. Além disso, para o professor, a “doença fica mascarada!” O que quero dizer é que se a tarefa é apresentada pronta e certa, ele imagina que o aluno saiba fazer sozinho, que não tenha dúvidas e, na hora da prova... surpresa: nota baixa! Nesse caso, fica então evidente que não houve aprendizagem de fato e que se perdeu um tempo precioso. O novo cidadão que a Escola de hoje pretende formar é aquele que se sente livre, mas com responsabilidade, que seja crítico com sabedoria, que vença na vida com a arma do conhecimento, que se utilize da tecnologia mas que saiba amar, que frequente a Escola não por obrigação, mas por reconhecer, dentro de si, a real importância da sua própria evolução. Portanto, quero tirar dos pais mais este “fardo”. O seu papel é o de incentivar seus filhos ao estudo, acompanhar, participar das reuniões/festas escolares... e deixar que os professores cumpram o que é seu dever: ensinar!

31 comentários:

  1. Lendo seu artigo reconheço que vc está certíssima. Mas na prática é muito difícil ver seu filho fazer a tarefa toda errada ou então não ter copiado ou feito a lição na escola... Não consigo encontrar o início, como deixar ele se virar sozinho, sabendo que ele vai ter uma dificuldade absurda p/se virar.

    ResponderExcluir
  2. concordo . Mas o que há hoje é uma cobrança da escola dos pais pra que eles façam . quase que impondo que se a criança nao faz a culpa é dos pais. E isto sim cria a guera dentro de casa. Acho que a deficiencia e dos professores que nao sabem estimular o aluno a fazer a lição e nem sabem cobrar ai jogam para os pais. Pois devem aprender que o dever é deles nao dos pais e que na vida os pais nao vao estar nas cobranças da vida.

    ResponderExcluir
  3. Estou com um probleminha..meu filho tem 5 anos e passou para o 1ºano e agora, nesta nova série, desde o 1ºdia de aula já veio recado de que ele não fez toda a tarefa e ficou brincando. No jardim2, nunca recebi reclamação dele, e ele queria fazer o dever de casa logo que chegava e ás vezes até chorava que queria fazer o dever. Agora, ameaço deixá-lo sem brincar, mas não estou vendo resultado. O que faço?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cláudia, vou te responder no facebook. Já vi que me adicionou. Abraço e obrigada por escrever.

    ResponderExcluir
  5. Ola Giselle, estava procurando uma solução p o meu problema, pois não quero ficar rotulando meu filho, ele tem 6 aninhos está no 1 ano, sou chamada atençao todos os dias qdo vou busca-lo à escola por não copiar da lousa, por não fazer a lição, em casa as vezes ele faz, mas qdo ele vê que é coisa repetida, tipo escrever o nome completo oito vezes, escrever LA le li lo lu, cinco vezes, ele não faz de jeito nenhum, explico a ele que nem tudo na vida é do jeito q nós gostamos, que as vezes temos que fazer coisas que não gostamos por dever, por obrigaçÕes, mas nada feito.Diz p mim q aquilo ele já sabe, que não vai fazer de novo só p professora ficar feliz. Tiro o video game etc... como modo de ver se ele se empolga p fazer as atividades p ganhar de volta mas nada feito...
    POr favor me dê uma Luz...
    O que devo fazer?
    Isso é normal?
    A quem devo recorrer?
    Desde já obrigada pela atençao .
    meu email: neliadl26@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Nelinha! Desculpe a franqueza, mas nesse caso, você deve recorrer a escola, que está, a meu ver, muito antiquada! Seu filho parece esperto demais para ela! Escrever repetidamente lições sem sentido como o exemplo que você deu, isso é coisa de 50 anos atrás! É claro que ele se recusa! Falando sério, temos que eliminar as possibilidades; ou seja, o problema estaria com seu filho SE a escola estivesse fazendo de tudo para incentivá-lo, para despertar nele a vontade de aprender, entende? No caso, me parece que ele está apenas dizendo a você que precisa de ajuda! Caso queira detalhar mais, me escreva no facebook ou no email gisellefernandes2@hotmail.com. Boa sorte, abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá. Meu filho tem 5 anos e está no Pré. Ele não quer fazer a lição de casa, faz xilique, amassa as folhas e é uma tortura faze-lo compreender que tem que fazer. Mal segura direito o lápis, mostrando má vontade e tudo mais. Só quer saber de brincar e ver desenho. Na escola, as vezes ele faz uma ou outra, mas tb amassa algumas e não as faz. O que eu devo fazer? Nossa casa vira um "inferno" quando ele tem lição, o nível de estresse é altíssimo. Tentamos de todas as formas mas não conseguimos. Por favor, não sabemos mais o que fazer. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Oi, João! Vou te responder por email, pode ser? É o que tem a extensão ... icedearth.com.br ? Obrigada por participar e me escrever! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele, tudo bem? Tudo que o João Luiz disse, descreve exatamente o acontece aqui em casa. Fiquei esperançosa ao ler o texto dele, mas quando vi que você responderia por email fiquei decepcionada... poderia também me ajudar? Meu email é danielahenriques10@gmail.com
      Obrigada

      Excluir
    2. Oi, Daniela! Respondo por email porque, além de dar privacidade a vocês mesmos, temos mais espaço para escrever do que aqui. Peguei seu email e irei responder muito em breve! Abraços e muito obrigada pela participação.

      Excluir
    3. Oi, Giselle... Meu problema é semelhante ao do João e da Daniela. Pode me enviar um email tb? tammyaao@gmail.com

      Excluir
  9. Já estamos nos falando via email :) Muitíssimo obrigado Giselle! Como ja te disse no último email, vc esta sendo um anjo para nossa família!

    ResponderExcluir
  10. Gisele preciso de sua ajuda! Meu filho entrou no maternal esse ano e ele não quer fazer astarefas (que são apenas pintar desenhos), é um sacrificio e estou me estressando com a situação, ele te atenção pra tudo, mas a hora que pegaos o caderno para ver as atiidades ele chora, diz que ta com fome, que quer dormir, que quer tomar banho, enfim, inventa mil desculpas. oOque posso fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedrinho! Desculpe a demora em responder. Escreva mais detalhes e envie para meu email, por favor, e poderemos manter contato. gisellefernandes2@hotmail.com Abraço!

      Excluir
  11. Olá Gisele, me ajude por favor!Meu filho tem 5 anos esta no Pré e não quer saber saber de fazer a lição, só pensa em jogar video game, já expliquei a ele que só vai poder brincar depois de fazer sua tarefa, que são muito simples, mas ja perdi a paciência, quando ele faz a lição faz com uma má vontade e desânimo que me deixam muito triste e a ponto de desistir.Como devo me comportar diante desse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávia! Desculpe a demora em responder. Escreva mais detalhes e envie para meu email, por favor, e poderemos manter contato.

      Excluir
  12. Olá, Pedrinho e Flávia! Desculpem a demora em responder. Escrevam mais detalhes em meu email, por favor, e poderemos manter contato. gisellefernandes2@hotmail.com Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Giselle, estou muito angustiada neste momento, pois descobrir que meu filho de 11 anos/ 5º ano estava escondendo as tarefas de casa, e sempre chegando recados na agenda, por mais que em esforce com ele pare que não diantou, e a escola é como você falou joga para cima dos pais essa obrigação! O fato é que fiquei tão nervosa que acabei batendo nele pois não estou aguentando mais este drama! Me ajude não sei o que eu faço, se vou a escola cobrar deles o papel do orientador e o trabalho de intervenção, e se fico com a culpa só para mim, ao meu ver o menos culpado é o meu filho, eu gostaria que ele saísee dessa etapa com uma formação integral e não fragmentada, por favor preciso de orintação! Abraços e aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Obrigada por participar e escrever! Preciso de mais detalhes para podermos continuar uma conversa mais direcionada. Me escreva no email gisellefernandes2@hotmail.com
      e nos falaremos com mais frequencia. Grande abraco, Giselle

      Excluir
  14. Ola giselle, meu filho tem 4 anos e tenho recebido reclaçao da escola pois ele nao quer fazer as atividades na escola e também nao quer fazer a lição de casa, nao para quieto na escola, nao fica sentado na cadeira, mais quando ele esta em casa vendo um desenho ou um filme ele presta atenção. Não sei o que fazer, preciso de orientação. Obrigado Letícia

    ResponderExcluir
  15. Ola,meu filho de 5 anos não copia a lição do quadro,sempre vem lição para ele fazer em casa,alem da lição de casa.Estou muito preocupada pois sempre chora e não quer fazer.Por favor me ajude. daniele.maximino@ig.com.br

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Giselle. Meu filho fará 4 anos e a lição de casa aqui também está sendo muito estressante. Ele não quer fazer ( nem quando é somente colorir) quando faz, faz de má vontade colore tudo feio de propósito. Chora, grita, se levanta, diz que quer ir ao banheiro, beber água, assistir desenho enfim.. QQ coisa para não fazer a lição.
    Depois de muito custo ( às vezes demora horas para terminar uma única atividade) faz pelas metades e larga.
    Não sei como agir. Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela participação! Você pode me mandar seu email para que eu possa responder melhor? O meu é gisellefernandes2@hotmail.com Obrigada, fico no aguardo.

      Excluir
  17. Oi Giselle, meu caso é semelhante ao do João Luiz Zattarelli, só que meu filho vai fazer 7 anos agora e está no 2º ano. Não sei mais o que fazer. Pode me ajudar também? Meu e-mail é: cris.andrade32@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris. Obrigada pelo contato. Vou te mandar email. Abraço!

      Excluir
  18. mara lucia horta pedroza de oliveira.26 de abril de 2017 às 12:48

    meu filho de 5 anos num quer escrever o seu nome completo. sabe escrever mais quando fala nao .e quer fazer comigo perto. é hiperativo. nao quer fazer as tarefas na sala de aula as vezes o que fazer. ele é um menino muito inteligente. com 2 anos ele ja sabia o alfabeto todo e os numeros e formas geometricas. mais porque agora ele ta assim. ele responde tudo certo pra profeessora. o que posso fazer pra ajudar meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mara! Obrigada por escrever. Caso queira, pode me fornecer mais detalhes para eu tentar te ajudar. Meu email é gisellefernandes2@hotmail.com e respondo com prazer. Não me parece muito problemático, pois se ele aprende e participa, está apenas exercendo o direito de ter 5 aninhos e brincar quando deseja. Nós, adultos, é que temos que nos adaptar e organizar a vidinha deles, seja em casa, seja na escola. Será que a professora dá tempo suficiente para eles brincarem? Será que os pais insistem mais do que deveriam para que ele escreva? Enfim, se quiser me passar mais detalhes, analisarei com carinho, mas de ante-mão já digo que não parece ser um caso para se preocupar. Grande abraço, Giselle

      Excluir
  19. Olá, boa dia!
    Tem experiências em comum com vários dos responsáveis que aqui se manifestaram, contudo, as orientações dada por email não possibilita saber como agir nos casos em comum.
    Busco orientação de como devi agir com meu filho de 5 anos que esta no pré 2, já a quase 3 anos matricula no ensino regular e boa copia os exercícios do quadro muito menos em casa.
    Já separei um ambiente adequado para fazer a lição de casa, estipulei horário, já tirei os brinquedos, celular e entretenimento e nada melhorou.
    Agradeço pela orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Me mande mais detalhes por email que responderei com prazer. gisellefernandes2@hotmail.com

      Excluir