sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O maestro



                A escola, assim como a orquestra, precisa do maestro.  Os músicos dependem dele, a platéia espera o resultado positivo e agradável do seu trabalho.  Sendo assim, como deveria o maestro da escola se preparar para a regência de sua orquestra?  E os músicos?  A platéia, de modo que possa apreciar a performance?   Há que se ter disciplina e determinação para estudar, graduar, estudar  mais e mais e praticar.  Não basta obter uma graduação para garantir uma performance de qualidade. 
                Na escola, o maestro é o Diretor e/ou Coordenador Pedagógico.  Os músicos são os professores, assistentes e todos que formam a equipe.  A música são os alunos.  A platéia são os pais.  Para que a música seja de qualidade, os músicos precisam estar em perfeita harmonia, regidos pelo maestro preparado para a função.  Desse modo, a platéia terá o maior prazer em apreciar o resultado.
                Analogias à parte detenho-me agora na questão da relação e responsabilidades do Diretor da escola.  A formação é a Pedagogia.  É o básico necessário – por lei e por fundamentação e preparo teórico básico.  Sim, básico, porque a formação não garante a eficácia.  Esta vem com a experiência, prática de sala de aula, estudos por meio de especializações que vêm com a pós-graduação, empenho, dedicação, firmeza no estabelecimento e cumprimento de objetivos – específicos e gerais.
                Cabe ao Diretor estar presente em todos os momentos da escola, seja na observação de aulas e de alunos tanto durante as aulas quanto nos horários de intervalo e passeios.  É o Diretor quem observa, avalia, orienta e checa o trabalho do professor, desde o planejamento de atividades até a execução em sala de aula e sistemas de avaliação – cognitiva, social, emocional.  É ele quem detecta possíveis problemas entre alunos e age.  É o Diretor experiente que trabalha na prevenção de problemas.  É o Diretor quem garante a sintonia do trabalho entre professor e assistente de classe.  É ele quem garante que todos os momentos da escola sejam assistidos. 
                O Diretor da escola é aquele que tem muito claro o objetivo geral final.  Ele tem a visão do todo e, por isso, trabalha no sentido de não se desviar de sua meta.  Ele sabe qual é o caminho a ser trilhado e não se desvia dele.  Evidentemente, durante o percurso, muitas vezes ele terá que tomar certas decisões momentâneas, mas sem jamais perder de vista o “ponto final”.   Se algo não vai bem, ele detecta e age!
                Não acredito no Diretor que dirige a escola de sua sala.  Também não acredito no Diretor que acumula outras funções.  Foco é o segredo!  Acredito e admiro o Diretor que vai à sala de aula, que se reúne constantemente com sua equipe, que planeja junto, que se faz presente junto a todos os envolvidos.  Admiro o Diretor que mantém a escola em uma constante, sem altos e baixos, firme e forte – sempre!   É o Diretor da escola que mantém os pais atualizados e muito bem informados sobre a vida escolar de seus filhos.  As habilidades fundamentais, portanto, são disciplina, organização, firmeza e liderança.  A simples graduação não significa nada se não colocarmos essas habilidades no pacote.
                Trabalho solitário, o do Diretor da escola.  Apesar da analogia com o maestro, o diretor trabalha praticamente no camarim, não sendo, na maioria das vezes, reconhecido.  Os créditos frequentemente são atribuídos ao resultado final e não ao trabalho de fundo, de sustentação, de base do Diretor.  Entretanto, se algo der errado, ele é prontamente lembrado...
                Reconhecimento?  É a satisfação própria da consciência de ter feito um bom trabalho.  É saber somente para si mesmo que trabalhou firme, incansavelmente, no cumprimento de seus objetivos.   Para o Diretor equilibrado, maduro e consciente, o que realmente importa é a música final, na apresentação.  Ou seja, é ter o prazer inigualável de ter garantido uma educação de qualidade aos seus pupilos, é a satisfação por ter contribuído com o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos sob sua batuta!  É também o prazer de presenciar a satisfação da platéia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário