terça-feira, 9 de outubro de 2012

O coração da escola



Coordenador Pedagógico, aqui chamado de “o coração da escola”.  Muitos irão pensar que estou “puxando brasa para a minha sardinha” e, de fato, estou mesmo, mas espero poder discorrer sobre o assunto de forma a fazer com que o leitor compreenda a expressão que pode ser tomada como um tanto arrogante.
Um pouco da minha história, para situar o leitor e organizar o pensamento:  estou na profissão há 30 anos.  Sou graduada em Pedagogia e, na época, a especialização do curso era Orientação Educacional ou Administração Escolar.  Optei por Orientação Educacional, apesar de, anos mais tarde, ter feito também Administração, assim como pós-graduação em Psicopedagogia e em Didática do Ensino Superior.  Pois bem, tenho para mim muito claras cada uma das diferentes funções:  orientação educacional e administração escolar.  Aí entra o Coordenador Pedagógico, uma função pouco clara, tanto para os donos das escolas e governo quanto para os pais e até mesmo para os próprios profissionais. 
O Coordenador Pedagógico é aquele que dá o tom à escola; ou seja, acompanha, orienta, interfere, avalia o trabalho docente através de participação efetiva diária na escola, seja através de reuniões individuais com os professores, ou por disciplina, série, projetos interdisciplinares, etc.  É também aquele que acompanha o desenvolvimento dos alunos através de observação presencial nas aulas, resultados estatísticos de rendimento, observações de casos individuais que necessitem de atenção redobrada, além da observação dos alunos enquanto grupo de trabalho e/ou de diversão – a hora do intervalo é excelente para observação e análise!
É o Coordenador Pedagógico que tem a visão do todo e, assim, orienta a equipe nesta ou naquela direção, ou se é o momento de mudar o rumo.  É ele quem atende aos pais e está apto a sanar dúvidas, a estabelecer parcerias com as famílias, inclusive orientando quanto ao relacionamento adequado que solidifique a parceria família/escola.
Além disso, é o Coordenador que administra eventos da escola – é ele quem decide, em conjunto com o grupo de professores quais são os eventos de relevância pedagógica, quais deverão ser internos e quais deverão ser abertos às famílias, como e quando serão as festividades, quem serão os responsáveis, etc. 
Administra também os conflitos – tanto entre alunos como entre professores!  Ele, o Coordenador, é o responsável pela imagem da escola e pelo bom andamento da mesma.  É ele quem se coloca aberto e à disposição dos pais, quem garante que as informações cheguem às famílias a contento.  É ele ainda que planeja e providencia cursos de extensão e aperfeiçoamento para a equipe docente.  Incorporando as funções do Orientador Educacional, é o Coordenador quem observa alunos com diferenças de comportamento e/ou possíveis distúrbios de aprendizagem avaliando a necessidade de orientar o professor a lidar com a situação e, caso seja necessário, de chamar a família para que também seja notificada, orientada e, em havendo necessidade, encaminhar para profissionais especializados.  Escola não é consultório.  A função é de orientar e encaminhar, se for o caso.  A escola não pode se omitir, mas deve estar também atenta para não ultrapassar seus próprios limites. 
Para tudo isso e muito mais, não basta ser simplesmente graduado em Pedagogia.  É necessário ter experiência de sala de aula e cursos de aperfeiçoamento específicos para a função.  O Coordenador Pedagógico precisa saber para poder orientar/coordenar.  Precisa saber planejar a curto e a longo prazo, precisa de conhecimento profundo em técnicas metodológicas e de avaliação, assim como estratégias práticas de ensino, liderança e coordenação de grupo – seja grupo de alunos, pais, ou professores – e, finalmente, embasamento teórico que suporte todas as suas ações.
O Coordenador Pedagógico não é (ou não deveria ser) simultaneamente “Diretor da Escola” ou Psicólogo Educacional.  E é isso exatamente que ocorre na imensa maioria das escolas:  acúmulo de funções – e nenhuma delas acaba sendo desenvolvida exatamente como deveria.  O Coordenador Pedagógico não é simplesmente um professor que demonstra certa liderança e que de repente assume uma escola inteira!
Na verdade, já adaptei um pouco as funções acima descritas, quando inseri algumas funções do Orientador Educacional às funções de Coordenador Pedagógico.  Já basta, é suficiente para um trabalho bem feito.
O Coordenador Pedagógico não é o Administrador da escola, não é o Diretor.  E nem o Secretário.  Não é ele quem se preocupa com as questões financeiras ou reuniões burocráticas com Departamentos de Ensino.  Ele trabalha atrás do palco!  Ele é o coração da escola e, para tanto, precisa se concentrar, focar em suas atribuições e SER RECONHECIDO, VALORIZADO – inclusive financeiramente.  É a figura da qual uma escola inteira depende e que, sem ele, sem o “coração”, a escola passa a funcionar mecanicamente, como se fosse respiração artificial.

Para saber mais:

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