quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Irresponsabilidade com os filhos!

Foi este o único título que consegui encontrar para externar o que senti ao presenciar pais permitindo e incentivando a filha de 7 anos a desfilar como rainha da bateria no Carnaval. O fato já aconteceu, nada mais poderá ser feito. Com certeza ela continuará a se expor (ou ser exposta) na quadra da escola em que o pai é presidente e tudo mais. O que me preocupa é que NÃO sirva de inspiração ou exemplo aos outros pais que tomaram ciência do fato! E não estou falando apenas do Carnaval. Estou falando da exposição das filhas, do incentivo à sensualidade precoce, da inversão de valores. Estou falando em irresponsabilidade de pessoas adultas que se dizem PAIS!


Conforme a revista Época: “A menina frequenta a quadra da escola desde os 2 anos de idade, quando o pai assumiu a agremiação. Ela desfila com o pai todos os anos, na frente do abre-alas. Aos sábados, Júlia vai à quadra da escola, sobe ao palco, samba e manda beijinhos para os integrantes da bateria. Em casa, também não para de sambar. A mãe conta que ela assistia à novela Caminho das Índias e imitava as meninas dançando. “A gente imaginava que, quando ela crescesse, seria rainha, mas as coisas acabaram acontecendo antes”, diz a mãe. E ainda: Cabe à rainha apresentar a bateria ao público e servir de inspiração aos ritmistas. “ http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI120230-15215,00-RAINHA+DA+POLEMICA.html

Esses pais não tiveram a menor preocupação com o significado da exposição da própria filha, que já está acostumada a se exibir e a usar a sensualidade! Fará isso com toda a certeza em outros lugares e grupos aos quais venha a pertencer. Os pais pensaram, em primeiro lugar, no diferencial da escola, com a finalidade de surpreender o público e assim, a possibilidade de ganharem o Carnaval. Em segundo lugar e que é o motivo mais comum, pensaram em sua própria vaidade, exibindo a beleza e habilidade da filha a milhões de pessoas, entre elas grande parte de pedófilos, com certeza! Ela assiste novela, mesmo havendo a indicação de ser programa impróprio para a idade! Está tudo errado! Será consciente a atitude dos pais? Não posso acreditar nisso!

Pois bem, escrevo para alertar, assim como no artigo anterior, no qual falei sobre o hábito de dar “selinho” na boca dos filhos, alerto agora para o assunto mais específico da sensualidade, muitas vezes precedida por um consumismo exagerado, presentes em nosso dia-a-dia e não é apenas na TV.

Não temos o direito de abreviar a infância de nossas crianças! Elas precisam da infância para amadurecer – física e emocionalmente, para desenvolver suas habilidades inatas, para acumular experiências e conhecimento que servirá de base para o futuro. Assim como engatinhar vem antes de andar, toda a infância é formada e baseada em etapas que precisam ser seguidas, uma após a outra! Incentivar nossas meninas ao salto alto, uso de maquiagem, roupas ou fantasias provocativas, selinho na boca de papai e mamãe, ter “namoradinho” na escola e tantas outras coisas, atropelam essa infância gostosa, divertida e necessária! Vamos pensar nisso seriamente!

6 comentários:

  1. Gisele,
    Fantástico! Se já não nos bastasse viver nesse mundo de exposição ao perigo constante, as pessoas que julgamos ser responsáveis pela segurança e bem estar dos filhos, agora é que as colocam em situações de extremo risco!
    Ótimo artigo... como sempre!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosângela! Você se refere ao juizado de menores e tem razão! Não consigo entender como é que autorizaram a participação dela. Nós é que temos que ter nosso próprio juizo de valores! Obrigada pela participação! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Gi,
    simplesmente brilhante, o problema é que todos os dias, mesmo sem querer, confrontamos nossas crianças com a sexualidade que está por todo lado, nós é que nos acostumamos a achar tudo normal.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, Paula! Não podemos nos acostumar e deixar amortecer nosso senso crítico! Às vezes a vaidade, a beleza cegam nossos olhos! Normal é o natural, é a moral e a ética! Beijão, querida, obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  5. A sociedade está cada vez mais promiscua e cercada de vaidade... Cabe aos pais terem consciência e sabedoria para educarem seus filhos e mantê-los no eixo! Agora, se estes são os maiores "encorajadores" de seus filhos... a vulnerabilidade é bem maior!

    Jessica

    ResponderExcluir
  6. O Carnaval, hoje em dia, na minha opinião já é uma pouca vergonha, onde não vem a calhar em nada de bom para nós e muito menos para a vida de nossas crianças!
    Se os pais tem essas atitudes é porque já aprenderam com seus atepassados, demonstrando nada mais e nada menos que muitas familias, não generalizando pois há casos e casos, são desestruturadas e estão deixando perder os conceitos étnicos psico-socio culturais corretos.
    Abraços!

    ResponderExcluir